Logo JPSystem

JPSystem nas Nuvens

Cloud Computing - O que é computação em nuvem!

CN

João Pedro A. Magalhães

Updated on 21/03/2025

Desenvolvimento
JPSystem nas Nuvens

Cloud Computing


Para quem não trabalha com tecnologia deve ser difícil entender essa questão de Computação em Nuvem (Cloud Computer).


Nesse artigo quero mostrar de forma simples que computação em nuvem é algo muito mais fácil de compreender, pelo menos de forma superficial, do que se imagina, além de ser uma excelente solução principalmente para pequenas e médias empresas que não tem como investir grande soma de dinheiro para ter uma infra estrutura de TI que atenda suas necessidades.


Mas afinal, o que é computação em nuvem?



É a disponibilidade de serviços de computação pela internet sem a necessidade de ter uma uma infraestrutura local onde se paga apenas pelos serviços que são utilizados, permitindo grande economia, flexibilidade e escalabilidade entre outros benefícios.


De maneira mais específica, computação em nuvem é a oferta de recursos de TI sob demanda por meio da Internet, onde o preço pago pelos serviços está associado à quantidade utilizada pelo cliente ou seja paga apenas pelo que usar. Você pode acessar serviços de tecnologia de ponta com alta capacidade computacional, armazenamento, banco de dados, etc, sem ter a necessidade de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos.


Mais porque Nuvem? Os dados ficam flutuando no Céu?



Para quem não é da área da tecnologia da informação, pode parecer que estamos falando de dados metafísicos, que estão em uma dimensão além da nossa percepção como se estivessem em um universo paralelo ou multiverso.


Não, meus queridos geeks! Os dados na computação em nuvem continuam armazenados em servidores físicos porém com uma estrutura muito grande e de uma organização tecnológica que permite interligar data centers que estão fisicamente instalados em várias partes do mundo através da rede mundial de computadores (Internet) oferecendo serviços que podem ser acessados por programas simples como browsers ou outros pequenos programas.


Quais são as vantagens da computação em nuvem?



Ao invés de investir uma grande quantidade de dinheiro para comprar equipamentos robustos e manter uma equipe de T.I. para dar suporte e resolver eventuais problemas em softwares e sistemas, as empresas podem ter computadores simples e apenas criar para seus colaboradores usuários de acesso ao serviços na nuvem.


Os benefícios da computação em nuvem são muitos, mas quero destacar alguns que considero mais importantes para os usuários:

  • Agilidade - através da computação em nuvem você tem acesso a uma infinidade de tecnologias que estão sempre atualizadas e disponíveis instantaneamente de forma que você pode testar várias possibilidades e escolher a que melhor atenda suas necessidades.

  • Elasticidade - Com a computação em nuvem você não precisa se preocupar em reservar recursos adicionais pensando em uma futura necessidade caso a demanda aumente. Você pode alterar instantaneamente a escala desses recursos para ajustar a capacidade de acordo com a evolução das necessidades da empresa.

  • Economia de custo - A nuvem permite que você troque despesas fixas (datacenters e servidores físicos) por despesas variáveis e pague apenas pela TI consumida. Além disso, as despesas variáveis são muito menores do que as que você pagaria por conta própria devido às economias de escala.

  • Fácil implantação - Com a nuvem, você pode ampliar as atividades para novas regiões geográficas e implantar toda sua estrutura de TI em minutos. Permite que você disponibilize aos novos usuários acesso a todos os aplicativos e recursos de TI quase que de forma instantânea.

  • Acesso remoto - Como todos os recursos estão disponíveis na nuvem o acesso pode ser 100% remoto permitindo a seus colaboradores trabalhar em home office na maioria dos casos.


Quais são os tipos de serviços oferecidos em nuvem?



Após a consolidação dos serviços em nuvem as empresas provedoras de serviços de computação em nuvem separam os tipos de serviços em modelos específicos para atender de forma mais direta as necessidades dos clientes.


Podemos dividir em três modelos os tipos de serviços oferecidos pela computação em nuvem, são eles:

  1. IaaS - (Infrastructure as a Service) ou (Infraestrutura como Serviço). É a disponibilidade sob demanda de recursos de computação altamente escaláveis como serviço na Internet. Este serviço evita que a empresa invista grande quantidade de dinheiro para comprar equipamentos e montar estruturas físicas para criar seu próprio data center.

  2. PaaS - (Platform as a Service) ou (Plataforma como Serviço). É a disponibilidade de todos os recursos e ferramentas de software necessários para o desenvolvimento de aplicativos. Você ainda precisa escrever o código e gerenciar os apps e dados, mas não precisa se preocupar com o gerenciamento ou a manutenção da plataforma de desenvolvimento de software.

  3. SaaS - (Software as a Service) ou (Software como Serviço). É a disponibilidade um produto completo, executado e gerenciado pelo provedor de serviços. Na maioria dos casos, quando as pessoas mencionam SaaS, estão falando de aplicativos de usuários finais (como e-mail baseado na web). Com uma oferta de SaaS, você não precisa pensar sobre a manutenção do serviço ou o gerenciamento da infraestrutura subjacente. Você só precisa se preocupar sobre como utilizar esse software específico.


Conclusão.


A computação em nuvem permite às empresas uma maior agilidade, flexibilidade e redução de custos com TI.



A JP System está preparada para dar todo o apoio necessário para ajudar nossos clientes a migrar para nuvem e assim diminuir os custos com TI e focar 100% no seu negócio.

Deixe sua preocupação com TI em nossas mãos, estamos prontos para ajudar nossos clientes a ingressar nessa nova realidade da tecnologia da informação.

Entre em contato conosco, teremos enorme prazer em atendê-los.

CN

Últimos posts

Os três Dias mais importantes da humanidade

Os três Dias mais importantes da humanidade

15/04/2025

Autor: João Pedro A. Magalhães

Estamos nos aproximando da Páscoa, e não dá pra ig...

Inteligência Artificial  ( Parte 4 )

Inteligência Artificial ( Parte 4 )

15/04/2025

Autor: João Pedro A. Magalhães

As questões éticas envolvendo a IA são de extrema ...

Inteligência Artificial (Parte 3)

Inteligência Artificial (Parte 3)

21/03/2025

Autor: João Pedro A. Magalhães

O avanço da Inteligência Artificial (IA) e suas ap...

Inteligência Artificial  (Parte 2)

Inteligência Artificial (Parte 2)

17/03/2025

Autor: João Pedro A. Magalhães

Como vimos no artigo anterior, a Inteligência Arti...

Inteligência Artificial  (Parte-1)

Inteligência Artificial (Parte-1)

10/03/2025

Autor: João Pedro A. Magalhães

Desde a virada do milênio, a Inteligência Artifici...